Empreendedorismo Científico: da pesquisa ao impacto

Objetivos

Ao final do curso é esperado que o(a) aluno(a) seja capaz de:

  1. Identificar oportunidades de aplicação de suas pesquisas acadêmicas a partir da análise do mercado;
  2. Analisar criticamente diferentes modelos de negócio e estratégias de transferência de tecnologia aplicáveis a seu contexto;
  3. Aplicar conceitos de proposta de valor a projetos de pesquisa próprios ou de pares;
  4. Analisar o ecossistema empreendedor relacionado à sua área de pesquisa, seja por meio de entrevistas, validações e levantamentos para entender necessidades, possíveis usuários e fontes de financiamento;
  5. Desenvolver um plano de aplicação da pesquisa, articulando solução proposta, viabilidade mercadológica e estratégias de transferência tecnológica;
  6. Comunicar de forma clara e persuasiva o valor de seu projeto para possíveis parceiros, investidores e clientes por meio de pitches estruturados.

 

Conteúdos Programáticos

Unidade I – Da Bancada ao Mercado

Unidade II – Criatividade e Design Thinking para gerar soluções

Unidade III – Transformando Ciência em Oportunidades Viáveis

Unidade IV – Construindo a credibilidade no mercado durante o doutorado

Unidade V – Financiamento do negócio e construção de propostas competitivas

Unidade VI – Desenvolvimento da proposta para investidores

Unidade VII – A um passo do mercado: apresentação das propostas

 

Cronograma

Clique aqui para conferir o cronograma na íntegra.

 

Informações Gerais

Professores Responsáveis Candido Vieira Borges Jr.
Professores Participantes Altair Camargo e Fernanda Arantes Manso
Local

Parte das aulas Presencial no Campus Samambaia; parte em encontros on-line síncronos e assíncronos

Carga horária 32h