Empreendedorismo Científico: da pesquisa ao impacto
Objetivos
Ao final do curso é esperado que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- Identificar oportunidades de aplicação de suas pesquisas acadêmicas a partir da análise do mercado;
- Analisar criticamente diferentes modelos de negócio e estratégias de transferência de tecnologia aplicáveis a seu contexto;
- Aplicar conceitos de proposta de valor a projetos de pesquisa próprios ou de pares;
- Analisar o ecossistema empreendedor relacionado à sua área de pesquisa, seja por meio de entrevistas, validações e levantamentos para entender necessidades, possíveis usuários e fontes de financiamento;
- Desenvolver um plano de aplicação da pesquisa, articulando solução proposta, viabilidade mercadológica e estratégias de transferência tecnológica;
- Comunicar de forma clara e persuasiva o valor de seu projeto para possíveis parceiros, investidores e clientes por meio de pitches estruturados.
Conteúdos Programáticos
Unidade I – Da Bancada ao Mercado
Unidade II – Criatividade e Design Thinking para gerar soluções
Unidade III – Transformando Ciência em Oportunidades Viáveis
Unidade IV – Construindo a credibilidade no mercado durante o doutorado
Unidade V – Financiamento do negócio e construção de propostas competitivas
Unidade VI – Desenvolvimento da proposta para investidores
Unidade VII – A um passo do mercado: apresentação das propostas
Cronograma
Clique aqui para conferir o cronograma na íntegra.
Informações Gerais
| Professores Responsáveis | Candido Vieira Borges Jr. |
| Professores Participantes | Altair Camargo e Fernanda Arantes Manso |
| Local |
Parte das aulas Presencial no Campus Samambaia; parte em encontros on-line síncronos e assíncronos |
| Carga horária | 32h |
