Conheça o UFG Doutoral

Instituído no âmbito da UFG, na Resolução CEPEC/UFG nº 1779, de 18 de março de 2022, o Programa Integrado de Apoio à Formação Doutoral (UFG Doutoral), consiste em um conjunto de ações articuladas de suporte à formação doutoral, com o propósito de reforçar e ampliar o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes de doutoramento e orientadores.

Para tanto, são objetivos do Programa UFG Doutoral:

I- proporcionar ao estudante formação complementar de caráter transversal, multi e interdisciplinar em várias competências profissionais e pessoais necessárias durante e após o processo de doutoramento, que possam ser úteis para a sua atuação futura;

II- criar uma ambiência acadêmica mais colaborativa, criativa e integrativa entre os programas de diferentes áreas do conhecimento na instituição;

III- propiciar espaço de reflexão aos docentes sobre sua atuação no processo de formação doutoral dos estudantes;

IV- contribuir para a criação de redes acadêmicas nacionais e internacionais e de práticas de pesquisa colaborativas, bem como criar mecanismos de colaboração com a sociedade em geral.

O Programa UFG Doutoral oferece uma formação complementar à investigação científica, visando contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada participante. A prioridade da iniciativa são os discentes em processo de doutoramento, visando alcançar a maturidade desses pós-graduandos enquanto pesquisadores. Contudo, também é incentivada a participação de mestrandos, docentes e servidores técnicos administrativos.

A proposta é que os pós-graduandos sejam capazes de responder a situações de trabalho complexas e de lidar com demandas sociais de forma criativa e inovadora, dentro e fora da academia. A iniciativa incorpora as dimensões afetivas e comportamentais, ciente de que a formação doutoral deve abranger uma carreira ampla, que compreenda conteúdos como empreendedorismo social, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos e cooperação entre os setores acadêmicos.

Para atingir esses objetivos são promovidos periodicamente cursos de curta duração, conferências, palestras, encontros, seminários, disciplinas, eventos e demais ações de extensão. As aulas, gratuitas e voluntárias, são ministradas por professores renomados e abordam temas como: ética, comunicação científica, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos, empreendedorismo social e otimização de carreira. Essas formações poderão ser aproveitadas na integralização curricular dos doutorandos como atividades complementares, sendo convertidas em créditos mediante solicitação de aproveitamento. 

O programa foi criado para apoiar futuros doutores e orientadores nessa jornada envolvente e desafiadora que é a pós-graduação. Ele emerge da necessidade de criar uma integração mais colaborativa entre os diferentes programas de pós-graduação da instituição. Também acompanha as diretrizes do relatório técnico “Educação Doutoral: reformas e tendências”, publicado pela Divisão de Avaliação (DAV) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Inspirado em Escolas Doutorais da Europa, o projeto parte do princípio de que a experiência do pós-graduando vai muito além da tese. A intenção é focar no indivíduo, compreender suas necessidades, incentivar as relações interpessoais e fortalecer a saúde emocional dos pesquisadores. Dessa forma, o intuito do cronograma desenvolvido é colaborar para a qualidade da formação doutoral, contribuir para a criação de redes e potencializar a parceria entre estudantes e docentes da UFG, mudando o foco da formação acadêmica do produto para a pessoa.

O programa está fundamentado nas experiências da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Portugal. A Escola Doutoral da UNL é uma ação consolidada, criada em 2013, cuja trajetória contabiliza mais de 3.500 participantes e 211 edições. Convergente aos objetivos da Escola Doutoral portuguesa, o UFG Doutoral visa a excelência da formação, preparando doutores de alto desempenho e qualificação. Todas as atividades desenvolvidas são planejadas anualmente e estão inseridas aos seguintes eixos temáticos:

  • Competências para pesquisa;
  • Comunicação da Ciência;
  • Criatividade e Inovação em Ciência;
  • Ética e Ciência;
  • Gestão de Projetos de Pesquisa;
  • Formação Doutoral e Desenvolvimento Pessoal;
  • Processo Ensino Aprendizagem na Formação Doutoral.

As formações apresentam propostas transversais e interdisciplinares, oferecidas em alguns casos em modalidade remota, em outras, presencial. Além disso, haverão atividades ofertadas em língua estrangeira, em reconhecimento à diversidade linguística que permeia as fronteiras do conhecimento científico. 

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