Integridade Acadêmica - 2022
Objetivos
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
Objetivos gerais:
- adotar postura comprometida com as boas práticas acadêmicas;
- colaborar para disseminação da postura ética e prevenção de más condutas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos específicos:
- conceituar as más condutas mais graves;
- diferenciar a má conduta intencional e o erro ocasional;
- identificar mecanismos de prevenção de más-condutas e aplicá-los em seu dia a dia;
- analisar os fatores contextuais que contribuem para más condutas;
- buscar por informações sobre o assunto.
Conteúdos Programáticos
- Integridade acadêmica;
- Plágio e autoplágio;
- Más condutas como causas da crise de reprodutibilidade na ciência;
- Autoria e Conflitos de Interesse;
- Proteção Intelectual;
- Periódicos e conferências predatórias;
- O conflito entre liberdade de expressão e o efeito das fake news;
- O papel do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA);
- O papel do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA), da Ouvidoria da UFG e da Coordenação de Processos Administrativos (CDPA) da UFG.
Cronograma
Conteúdo | Professor |
Módulo 1 – Integridade acadêmica. Descrição: Visão geral do curso e de seus objetivos, bem como apresentação geral |
Dra. Marina Miguel Dra. Fernanda Nora Dra. Lilian Rezende Dra. Luciana Oliveira |
Módulo 2 – Plágio e autoplágio. Descrição: Formas de plágio, definição de autoplágio, as formas de identificar e como evitar. |
Dra. Gabriela Padua |
Módulo 3 – Más condutas como causas da crise de reprodutibilidade na ciência. Descrição: Crise da reprodutibilidade na ciência e as causas (envolvendo más condutas) dessa crise e possíveis soluções. |
Dr. Luis Mauricio Bini |
Módulo 4 – Autoria e Conflitos de Interesses. Descrição: Requisitos para autoria. Más condutas acadêmicas, especialmente no que diz respeito à autoria de produtos e projetos e a relação entre colaboradores. Autoria e conflito de interesses. |
Dra. Luciana Oliveira Dra. Maria Márcia Bachion |
Módulo 5 – Proteção intelectual. Descrição: Aspectos da conduta acadêmica que influenciam as tomadas de decisões quanto à proteção intelectual dos produtos da pesquisa e da atividade acadêmica da pós-graduação. |
Dra. Tatiana Duque Dr. Rodrigo Bombonati de Souza Moraes |
Módulo 6 – Periódicos e conferências Descrição: Características de periódicos, editores e conferências consideradas predatórias e sua relação com open access.
|
Dr. Daniel Brito Dr. Luis Mauricio Bini |
Módulo 7 – O conflito entre liberdade de Descrição: Efeito das fake news na credibilidade da ciência e o limite entre disseminar informação não acurada e a liberdade de expressão. |
Dr. Daniel Brito Dr. Luis Mauricio Bini |
Módulo 8 – O papel do CEP e CEUA. Descrição: O papel do CEP e do CEUA na avaliação dos projetos de pesquisa na UFG, as formas de contatá-los e as regulamentações.
|
Dra. Liliana Menezes Leite Dra. Rosana Borges Marques |
Módulo 9 – O papel do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA), da Ouvidoria da UFG e da Coordenação de Processos Administrativos (CDPA) da UFG. Descrição: O papel do CIA, ouvidoria e CDPA e os fluxos na UFG para prevenção, identificação, averiguação e punição de más condutas acadêmicas. |
Dra. Lilian Rezende Convidado: Convidado: |
Informações Gerais
Professor Responsável | Marina Pacheco Miguel e Fernanda Grazielle da Silva Azevedo Nora |
Carga horária | 32h |
Ementa | Clique e confira. |