Integridade Acadêmica 2024

● Objetivos gerais:

• Promover a cultura da integridade acadêmica;
  • Adotar postura comprometida com as boas práticas acadêmicas;
  • Colaborar para disseminação da postura ética e prevenção de más condutas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

● Objetivos específicos:

• Destacar condutas de boas práticas no meio acadêmico;
  • Estimular a adoção de boas práticas;
  • Promover o uso responsável de ferramentas de inteligência artificial;
  • Instruir sobre os fluxos da gestão (ouvidoria) nos processos que envolvam a integridade acadêmica;
  • Conceituar as más condutas mais graves;
  • Diferenciar a má conduta intencional e o erro ocasional;
  • Identificar mecanismos de prevenção de más-condutas e aplicá-los em seu dia a dia;
  • Analisar os fatores contextuais que contribuem para más condutas;
  • Estimular a busca por informações sobre o assunto.

Conteúdos Programáticos

Módulo Conteúdo
1 Cultura da Integridade Acadêmica
2 Plágio e autoplágio
3 Pesquisas qualitativas e quantitativas: condutas para produção com responsabilidade. Más condutas como causa da crise na ciência e o conflito entre liberdade de expressão e fake News.
4 Autoria e Conflitos de Interesses
5 Proteção Intelectual
6 Periódicos e Conferências Predatórias
7 Uso Responsável da Inteligência Artificial
8 O papel do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)
9 O papel de Integridade Acadêmica (CIA), da Ouvidoria da UFG e da Coordenação de Processos Administrativos (CDPA) da UFG
10 Avaliação

Dia  Horário Conteúdo Professor CHT
30/08 8:00h - 10:00h

Apresentação da disciplina.

Dra. Fernanda Nora

Módulo 1 – Cultura da Integridade acadêmica.

Descrição: Visão geral do curso e de seus objetivos, bem como apresentação geral sobre cultura da Integridade acadêmica, boas práticas e más condutas acadêmicas, classificações e casos reais.

Dra. Geisa Mozzer
Dra. Luciana Oliveira

10:00h- 12:00h

Módulo 2 – Plágio e autoplágio.

Descrição: Formas de plágio, definição de autoplágio, as formas de identificar e como evitar

Dra. Lilian Rezende 2
06/09 8:00h - 12:00h

Módulo 3 – Pesquisas qualitativas e quantitativas: condutas para produção com responsabilidade. Más condutas como causa da crise na ciência e o conflito entre liberdade de expressão e fake News.

Descrição: Pesquisas qualitativas e quantitativas: adoção de boas práticas. Crise na ciência: causas da
crise e possíveis soluções, e o limite entre disseminar informação não acurada e a liberdade de expressão científica.

Dr. Daniel Brito
Dr. Luis Mauricio Bini
Dra. Camila Caixeta

13/09 8:00h - 12:00h

Módulo 4 – Autoria e Conflitos de Interesses.

Descrição: Requisitos para autoria. Más condutas acadêmicas, especialmente no que diz respeito à autoria de produtos e projetos e a relação entre colaboradores. Autoria e conflito de interesses

Dra. Luciana Oliveira
Dra. Maria Márcia
Bachion

20/09 8:00h - 10:00h

Módulo 5 – Proteção intelectual.

Descrição: Aspectos da conduta acadêmica que influenciam as tomadas de decisões quanto à proteção intelectual dos produtos da pesquisa e da atividade acadêmica da pósgraduação.

Dr. Marinaldo Divino
Ribeiro
Lyzyê Inácio Almeida

10:00h - 12:00h

Módulo 6 – Periódicos e conferências predatórias.

Descrição: Características de periódicos, editores e conferências consideradas predatórias e sua relação com open access.

Dr. Daniel Brito

27/09 8:00h - 12:00h

Módulo 7 – Uso responsável da inteligência artificial.

Descrição: Compreensão dos riscos e benefícios fornecidos pela inteligência artificial no campo da ciência.

Dra. Lucinéia Scremin
Martins
Dra. Telma Woerle de
Lima Soares

04/10 8:00h - 12:00h

Módulo 8 – O papel do CEP e CEUA.

Descrição: O papel do CEP e do CEUA na avaliação dos projetos de pesquisa na UFG, as formas de contatá-los e as regulamentações.

Dra. Elizabeth Pereira Mendes

Dra. Rosana Borges
Marques

11/10 8:00h - 12:00h

Módulo 9 – O papel do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA), da Ouvidoria da UFG e da Coordenação de Processos Administrativos (CDPA) da UFG.

Descrição: O papel do CIA, Ouvidoria e CDPA e os fluxos na UFG para prevenção, identificação, averiguação e punição de más condutas acadêmicas

Dra. Lilian Rezende
Convidado:
Dr. Elson Santos Silva
Convidado:
Tancredo Silva

18/10 8:00h - 12:00h Módulo 10 – Avaliação

Dra. Fernanda Nora
Dra. Geisa Mozzer
Dra. Lilian Rezende
Dra. Luciana Alves
Dra. Marina Pacheco
Dr. Rubens Damasceno

Critérios para Avaliação

APRESENTAÇÃO DE TEMAS (0 - 10,0)
Trabalho será em Grupo sobre a temática da disciplina, e ele será apresentado no dia 18/10/2024, a
sequência de apresentação será decidida por sorteio no próprio dia.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1. Fundamentação teórica: argumentação fundamentada que explicite como o tema escolhido dialoga com a cultura da integridade acadêmica conforme os conteúdos apresentados durante a disciplina – 2,5 pontos;

2. Argumentação: sobre de que forma o tema escolhido no seminário dialoga com o tema da pesquisa do grupo – 2,0 pontos;

3. Coerência: na argumentação durante a apresentação – 1,0 pontos;

4. Qualidade da apresentação: slides, preparo para exposição do tema e 'dinâmica/estratégias' de interação - 1,0 ponto;

5. Referências utilizadas e as normas da ABNT – 0,5 ponto
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE Cada grupo deverá enviar via Classroom no link específico da atividade o texto dissertativo do conteúdo escolhido pelo grupo que será apresentado, 24hs antes da apresentação.

A nota final será calculada pela nota obtida na apresentação de temas (0-10,0). Para atribuição de conceito será utilizada a escala:

CONCEITO NOTA OBTIDA
A 9,0 - 10,0