Integridade Acadêmica 2024
Objetivos
● Objetivos gerais:
- Promover a cultura da integridade acadêmica;
- Adotar postura comprometida com as boas práticas acadêmicas;
- Colaborar para disseminação da postura ética e prevenção de más condutas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.
● Objetivos específicos:
- Destacar condutas de boas práticas no meio acadêmico;
- Estimular a adoção de boas práticas;
- Promover o uso responsável de ferramentas de inteligência artificial;
- Instruir sobre os fluxos da gestão (ouvidoria) nos processos que envolvam a integridade acadêmica;
- Conceituar as más condutas mais graves;
- Diferenciar a má conduta intencional e o erro ocasional;
- Identificar mecanismos de prevenção de más-condutas e aplicá-los em seu dia a dia;
- Analisar os fatores contextuais que contribuem para más condutas;
- Estimular a busca por informações sobre o assunto.
Conteúdos Programáticos
Módulo | Conteúdo |
1 | Cultura da Integridade Acadêmica |
2 | Plágio e autoplágio |
3 | Pesquisas qualitativas e quantitativas: condutas para produção com responsabilidade. Más condutas como causa da crise na ciência e o conflito entre liberdade de expressão e fake News. |
4 | Autoria e Conflitos de Interesses |
5 | Proteção Intelectual |
6 | Periódicos e Conferências Predatórias |
7 | Uso Responsável da Inteligência Artificial |
8 | O papel do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) |
9 | O papel de Integridade Acadêmica (CIA), da Ouvidoria da UFG e da Coordenação de Processos Administrativos (CDPA) da UFG |
10 | Avaliação |
Cronograma
Dia | Horário | Conteúdo | Professor | CHT |
30/08 | 8:00h - 10:00h |
Apresentação da disciplina. |
Dra. Fernanda Nora |
2 |
Módulo 1 – Cultura da Integridade acadêmica. Descrição: Visão geral do curso e de seus objetivos, bem como apresentação geral sobre cultura da Integridade acadêmica, boas práticas e más condutas acadêmicas, classificações e casos reais. |
Dra. Geisa Mozzer |
|||
10:00h- 12:00h |
Módulo 2 – Plágio e autoplágio. Descrição: Formas de plágio, definição de autoplágio, as formas de identificar e como evitar |
Dra. Lilian Rezende | 2 | |
06/09 | 8:00h - 12:00h |
Módulo 3 – Pesquisas qualitativas e quantitativas: condutas para produção com responsabilidade. Más condutas como causa da crise na ciência e o conflito entre liberdade de expressão e fake News. Descrição: Pesquisas qualitativas e quantitativas: adoção de boas práticas. Crise na ciência: causas da |
Dr. Daniel Brito |
4 |
13/09 | 8:00h - 12:00h |
Módulo 4 – Autoria e Conflitos de Interesses. Descrição: Requisitos para autoria. Más condutas acadêmicas, especialmente no que diz respeito à autoria de produtos e projetos e a relação entre colaboradores. Autoria e conflito de interesses |
Dra. Luciana Oliveira |
4 |
20/09 | 8:00h - 10:00h |
Módulo 5 – Proteção intelectual. Descrição: Aspectos da conduta acadêmica que influenciam as tomadas de decisões quanto à proteção intelectual dos produtos da pesquisa e da atividade acadêmica da pósgraduação. |
Dr. Marinaldo Divino |
2 |
10:00h - 12:00h |
Módulo 6 – Periódicos e conferências predatórias. Descrição: Características de periódicos, editores e conferências consideradas predatórias e sua relação com open access. |
Dr. Daniel Brito |
2 |
|
27/09 | 8:00h - 12:00h |
Módulo 7 – Uso responsável da inteligência artificial. Descrição: Compreensão dos riscos e benefícios fornecidos pela inteligência artificial no campo da ciência. |
Dra. Lucinéia Scremin |
4 |
04/10 | 8:00h - 12:00h |
Módulo 8 – O papel do CEP e CEUA. Descrição: O papel do CEP e do CEUA na avaliação dos projetos de pesquisa na UFG, as formas de contatá-los e as regulamentações. |
Dra. Elizabeth Pereira Mendes Dra. Rosana Borges |
4 |
11/10 | 8:00h - 12:00h |
Módulo 9 – O papel do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA), da Ouvidoria da UFG e da Coordenação de Processos Administrativos (CDPA) da UFG. Descrição: O papel do CIA, Ouvidoria e CDPA e os fluxos na UFG para prevenção, identificação, averiguação e punição de más condutas acadêmicas |
Dra. Lilian Rezende |
4 |
18/10 | 8:00h - 12:00h | Módulo 10 – Avaliação |
Dra. Fernanda Nora |
4 |
Critérios para Avaliação
APRESENTAÇÃO DE TEMAS (0 - 10,0) | |
Trabalho será em Grupo sobre a temática da disciplina, e ele será apresentado no dia 18/10/2024, a sequência de apresentação será decidida por sorteio no próprio dia. |
|
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO | 1. Fundamentação teórica: argumentação fundamentada que explicite como o tema escolhido dialoga com a cultura da integridade acadêmica conforme os conteúdos apresentados durante a disciplina – 2,5 pontos; 2. Argumentação: sobre de que forma o tema escolhido no seminário dialoga com o tema da pesquisa do grupo – 2,0 pontos; 3. Coerência: na argumentação durante a apresentação – 1,0 pontos; 4. Qualidade da apresentação: slides, preparo para exposição do tema e 'dinâmica/estratégias' de interação - 1,0 ponto; 5. Referências utilizadas e as normas da ABNT – 0,5 ponto |
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE | Cada grupo deverá enviar via Classroom no link específico da atividade o texto dissertativo do conteúdo escolhido pelo grupo que será apresentado, 24hs antes da apresentação. |
A nota final será calculada pela nota obtida na apresentação de temas (0-10,0). Para atribuição de conceito será utilizada a escala:
CONCEITO | NOTA OBTIDA |
A | 9,0 - 10,0 |
B | 7,0 - 8,99 |
C | 5,0 - 6,99 |
D | 3,0 - 4,99 |
E | 0 - 2,99 |
Informações Gerais
Professores Responsáveis |
Fernanda Grazielle da Silva Azevedo Nora |
Professores Participantes |
Daniel Brito |
Convidados |
Camila Caixeta |
Locais |
30/08 - Centro de Aulas D |
Carga horária | 32h |
Nº Créditos | 02 |
Ementa | Clique e confira. |