Integridade Acadêmica - 2020
Objetivos
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
Objetivos gerais:
- Adotar uma postura comprometida com as boas práticas acadêmicas;
- Colaborar para disseminação da postura ética e prevenção de más condutas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos específicos:
- o estudante deve ser capaz de compreender as definições das más condutas mais graves e compreender que há uma linha tênue entre a má conduta intencional e o erro ocasional, de modo que saiba encontrar mecanismos de prevenção e aplicá-los em seu dia a dia;
- Deve também ser capaz de buscar por informações sobre o assunto.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 – Integridade acadêmica:Visão geral do curso e de seus objetivos, bem como apresentação geral sobre más condutas acadêmicas, classificações, exemplos e alguns casos reais.
Módulo 2 – Plágio e autoplágio: Aprofundará o conhecimento sobre as formas de plágio, definição de autoplágio, as formas de identificar e discussões sobre como evitar. Trará exemplos
Módulo 3 – Más condutas como causas da crise de reprodutibilidade na ciência: Apresentará evidências sobre a crise da reprodutibilidade na ciência, bem como as causas (envolvendo más condutas) dessa crise e possíveis soluções.
Módulo 4 – Autoria e Conflitos de Interesses: Apresentará as questões que envolvem a autoria e como podem levar a más condutas acadêmicas, especialmente no que diz respeito à autoria de produtos e projetos e a relação entre colaboradores. Dessa forma, se correlaciona com os aspectos do conflito de interesses nas relações acadêmicas e, principalmente, com a relação orientador-orientando.
Módulo 5 – Integridade Acadêmica e a proteção intelectual: Trará os aspectos da conduta acadêmica que influenciam as tomadas de decisões quanto à proteção intelectual dos produtos da pesquisa e da atividade acadêmica da pós-graduação.
Módulo 6 – Periódicos e conferências predatórias: Apresentará as questões relacionadas com as características de periódicos, editores e conferências consideradas predatórias e sua relação com o open access.
Módulo 7 – O conflito entre liberdade de expressão e o efeito das fake news: Envolve um bate-papo sobre o efeito das Fake News na credibilidade da ciência e o limite entre disseminar informação não acurada e a liberdade de expressão.
Módulo 8 – O papel do CEP e CEUA: Apresentará o papel do CEP e do CEUA na avaliação dos projetos de pesquisa na UFG, as formas de contatá-los e as regulamentações
Módulo 9 – Regulamentações Internacionais/ Nacional e a Ouvidoria da UFG: Exposição sobre as regulamentações internacionais e nacionais específicas para prevenção, identificação, averiguação e punição de más condutas acadêmicas, bem como fluxos na UFG.
Módulo 10 – Avaliação.
Cronograma
Conteúdo | Professor |
Apresentação da disciplina. Módulo 1 |
Profa. Dra. Tatiana Duque |
Módulo 2 | Profa. Dra. Tatiana Duque |
Módulo 3 |
Prof. Dr. Luis Mauricio Bini |
Módulo 4 | Profa. Dra. Luciana Alves de Oliveira e Profa. Dra. Maria Márcia Bachion |
Módulo 5 | Profa. Dra. Tatiana Duque |
Módulo 6 |
Prof. Dr. Daniel Brito |
Módulo 7 |
Profa. Dra. Tatiana Duque |
Módulo 8 |
Profa. Dra. Marina Machado, Profa. Dra. Luciana Alves de Oliveira, Profa. Dra. Maria Márcia Bachion |
Módulo 9 |
Profa. Dra. Lilian Ribeiro de Rezende, Profa. Dra. Tatiana Duque e Adv. Vinícius Sado Rodrigues |
Avaliação |
Profa. Dra. Luciana Alves de Oliveira, Profa. Dra. Maria Márcia Bachion |
Informações Gerais
Professor Responsável | Profa. Dra. Tatiana Duque Martins |
Carga horária | 32h |
Ementa | Clique e confira. |