Cursos 2023

Curso Sobre  Informações Gerais
Cuidado e manejo de animais de laboratório para pesquisa e ensino

Noções teórico-práticas sobre cuidados e manejo de animais utilizados em pesquisa e ensino, com ênfase em roedores, a fim de garantir o bem-estar animal e, consequentemente, uma ciência de qualidade pautada em princípios bioéticos.

Filosofia da Ciência e Desenho de Investigação Doutoral

Relação entre epistemologia, metodologia, ontologia e axiologia. Coerência entre teoria, método, dados, retórica e autoria. Investigação empírica como um sistema de 21 decisões dilemáticas

Empreendedorismo Acadêmico

Inovação. Transferência de Tecnologias. Contextualização do Empreendedorismo Tecnológico e Acadêmico. Ecossistemas Empreendedores. Comportamento Empreendedor. Processo empreendedor. Design Thinking. Propriedade Intelectual.

Integridade Acadêmica

Cultura da integridade, boas práticas e más condutas acadêmicas, comitês de ética em pesquisa humana e em uso de animal, regulamentações internacionais e nacionais, política institucional das agências de fomento, de formação de recursos humanos e da UFG.

Saiba Mais!
Divulgação científica: aproximando ciência e sociedade

A disciplina abordará aspectos teóricos e práticos relacionados ao campo da divulgação científica, propondo discussões e reflexões sobre a importância, os desafios e as possibilidades de aproximar ciência e sociedade. As aulas serão preferencialmente presenciais, com utilização de plataforma on-line para a participação de professores convidados. O conteúdo abrange os seguintes tópicos: história da divulgação científica; conceitos de comunicação pública da ciência; planejamento de comunicação; divulgação científica na universidade e divulgação científica nas diferentes modalidades e plataformas. As discussões serão motivadas com a apresentação de exemplos bem-sucedidos de divulgação científica. A disciplina também oferecerá aos alunos orientações práticas para a realização de atividades de divulgação científica, como as diferentes modalidades de comunicação e a utilização de recursos e ferramentas.

Redação Científica

O curso tem direcionamento para publicações em revistas científicas de reconhecimento internacional no cenário mundial. Por que publicar? Bases do discurso científico. A redação científica como estratégia metodológica na construção de conhecimento. A ciência e a redação científica; O cientista e a publicação. Por que ciência é internacional? Escolha da revista. A estrutura lógica do texto científico. Estratégias e Táticas na redação científica. Estruturação de cada parte do texto científico. Estratégias de escrita para composição de argumentações lógicas fortes, claras, inequívocas, sintéticas e agradáveis. O processo de submissão e o peer review. O que fazer após a publicação?

Metodologia Científica com uso de Inteligência Artificial

Introdução a Metodologia Científica. Planejamento de Pesquisas Científicas. Delineamento de Pesquisas Científicas. Identificação e Seleção de Literatura Relevante. Protocolos e Redação Científica.

Felicidade no Contexto da Pós-Graduação

Sofrimento mental durante a pós-graduação. Concepção de felicidade para promoção de saúde mental no contexto da pós-graduação. Aspectos psicológicos, sociais, políticos e econômicos para promoção da felicidade. Recursos pessoais e institucionais para promoção da felicidade na pós-graduação.

Saiba Mais!
Painel: Is there a reproducibility crisis in science?

Com o avanço da ciência e da análise de dados a necessidade de validação das pesquisas tem se agravado. As principais revistas mundiais, como a Nature, têm publicado com frequência a preocupação sobre a crise de reprodutibilidade dos dados e as consequência para o avanço da ciência. Este painel visa discutir estratégias de pesquisa para alunos e pesquisadores que possam permitir o acesso plural da ciência e a reprodução por pares.

Design Thinking e Metodologias Ativas

Metodologias ativas na Educação Superior; Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj); Aplicação de dois problemas utilizando a metodologia ativa de ABP; Design Thinking; Aplicação de ferramentas de Design Thinking no desenvolvimento de um projeto utilizando a metodologia de ABPj, com entrega de um protótipo (item educacional), parte integrante de um Kit Pedagógico para aplicação na Educação Básica.

Português para Estrangeiros: Escrita Acadêmica

Desenvolvimento de Competência Comunicativa em Língua Portuguesa para Estrangeiros no âmbito dos gêneros textuais (orais e escritos) profícuos às atividades acadêmicas.

Saiba Mais!
Trends in science and technology: an international perspective

Disciplina ministrada em módulos, com painéis de 4h cada. Cada painel contará com a palestra de um convidado estrangeiro e rodada de perguntas dos discentes. As palestras versam sobre temas atuais e de impacto para a formação do pós graduando, tais como tecnologias para sustentabilidade, desafios energéticos, mudanças climáticas, detecção e tratamento de doenças entre outros.