Disciplinas

 

Disciplinas Sobre Informações gerais

 

Design Thinking e Metodologias Ativas

 

Metodologias ativas na Educação Superior; Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj); Aplicação de dois problemas utilizando a metodologia ativa de ABP; Design Thinking; Aplicação de ferramentas de Design Thinking no desenvolvimento de um projeto utilizando a metodologia de ABPj, com entrega de um protótipo (item educacional), parte integrante de um Kit Pedagógico para aplicação na Educação Básica.

 

Data de início:
13 /05/2024

Data de término:
26 /06/2024

Modalidade: online

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Aceleração de esforços: estratégias para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, estabeleceu um plano ambicioso para alcançar a paz e a prosperidade para as pessoas e para o planeta. No seu cerne estão os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um apelo à acção para acabar com a pobreza, melhorar a saúde e a educação, reduzir a desigualdade e combater as alterações climáticas, preservando simultaneamente os nossos oceanos e florestas. À medida que nos aproximamos do ponto médio do calendário da Agenda 2030, o caminho para alcançar os ODS enfrenta desafios sem precedentes, ainda mais complicados pelos impactos das alterações climáticas, dos conflitos, do abrandamento económico e dos efeitos persistentes da pandemia da COVID-19. A pandemia, em particular, revelou e exacerbou as desigualdades existentes, destacando a necessidade de um enfoque renovado no desenvolvimento sustentável que não deixe ninguém para trás.

Data de início:
09 /05/2024

Data de término:
09 /05/2024

Modalidade: online

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Learning solidarity is doing solidarity

The complicity between theorizing learning in formal educative practices and the dominant societal order derives from educative theory’s blind compliance to deliver tech-knowledge only on the “how” of learning and does not question the dominant arrangements of the educative practices. Thus, the whole dialectic between practice and theory is reduced to the simple sequence: first practice, then theory. This “principle of simplification” relies on and promotes a technocratic self-(mis)understanding of the social sciences as being servants of the dominant status quo. If we want to do away with this complicity, we have to rethink both educative practices and learning theories, so as to restore the dialectical unit of practice/theory.

Data de início:
26 /03/2024

Data de término:
26 /03/2024

Modalidade: presencial

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