Integridade Acadêmica

Objetivos

Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: 

Objetivos gerais: 

  • Adotar uma postura comprometida com as boas práticas acadêmicas;
  • Colaborar para disseminação da postura ética e prevenção de más condutas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos específicos:  

  • o estudante deve ser capaz de compreender as definições das más condutas mais graves e compreender que há uma linha tênue entre a má conduta intencional e o erro ocasional, de modo que saiba encontrar mecanismos de prevenção e aplicá-los em seu dia a dia;
  • Deve também ser capaz de buscar por informações sobre o assunto.

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 – Integridade acadêmica:Visão geral do curso e de seus objetivos, bem como apresentação geral sobre más condutas acadêmicas, classificações,  exemplos e alguns casos reais.

Módulo 2 – Plágio e autoplágio: Aprofundará o conhecimento sobre as formas de plágio, definição de autoplágio, as formas de identificar e discussões sobre como evitar. Trará exemplos

Módulo 3 – Más condutas como causas da crise de reprodutibilidade na ciência: Apresentará evidências sobre a crise da reprodutibilidade na ciência, bem como as causas (envolvendo más condutas) dessa crise e possíveis soluções. 

Módulo 4 – Autoria e Conflitos de Interesses: Apresentará as questões que envolvem a autoria e como podem levar a más condutas acadêmicas, especialmente no que diz respeito à autoria de produtos e projetos e a relação entre colaboradores. Dessa forma, se correlaciona com os aspectos do conflito de interesses nas relações acadêmicas e, principalmente, com a relação orientador-orientando.

Módulo 5 – Integridade Acadêmica e a proteção intelectual: Trará os aspectos da conduta acadêmica que influenciam as tomadas de decisões quanto à proteção intelectual dos produtos da pesquisa e da atividade acadêmica da pós-graduação.

Módulo 6 – Periódicos e conferências predatórias: Apresentará as questões relacionadas com as características de periódicos, editores e conferências consideradas predatórias e sua relação com o open access.

Módulo 7 – O conflito entre liberdade de expressão e o efeito das fake news: Envolve um bate-papo sobre  o efeito das Fake News na credibilidade da ciência e o limite entre disseminar informação não acurada e a liberdade de expressão.

Módulo 8 – O papel do CEP e CEUA: Apresentará o papel do CEP e do CEUA na avaliação dos projetos de pesquisa na UFG, as formas de contatá-los e as regulamentações

Módulo 9 – Regulamentações Internacionais/ Nacional e a Ouvidoria da UFG: Exposição sobre as regulamentações internacionais e nacionais específicas para prevenção, identificação, averiguação e punição de más condutas acadêmicas, bem como fluxos na UFG.

Módulo 10 – Avaliação.

 

 

 

 

 

Cronograma

Conteúdo  Professor

Apresentação da disciplina. Módulo 1

Profa. Dra. Tatiana Duque

Módulo 2 Profa. Dra. Tatiana Duque
Módulo 3

Prof. Dr. Luis Mauricio Bini

Módulo 4 Profa. Dra. Luciana Alves de Oliveira e Profa. Dra. Maria Márcia Bachion
Módulo 5 Profa. Dra. Tatiana Duque
Módulo 6

Prof. Dr. Daniel Brito 

Módulo 7

Profa. Dra. Tatiana Duque

Módulo 8

Profa. Dra. Marina Machado, Profa. Dra. Luciana Alves de Oliveira, Profa. Dra. Maria Márcia Bachion

Módulo 9

Profa. Dra. Lilian Ribeiro de Rezende, Profa. Dra. Tatiana Duque e Adv. Vinícius Sado Rodrigues

Avaliação

Profa. Dra. Luciana Alves de Oliveira, Profa. Dra. Maria Márcia Bachion

 

Informações Gerais

Professor Responsável Profa. Dra. Tatiana Duque Martins
Carga horária 32h
Ementa Clique e confira.